Estrutura Residencial para Pessoas Idosas

O Lar é um equipamento coletivo de alojamento permanente ou temporário, destinado a fornecer respostas a idosos que se encontrem em risco, com perda de independência e/ou autonomia. Assim como fornecer apoio instrumental a idosos que na impossibilidade de se puderem manter no seu meio natural, devido à solidão ou isolamento, têm de ser institucionalizados.

Para além disso permite criar permite criar o encontro inter-familiar de forma a este se tornar um incentivo e um estímulo a um espírito de convivência e de solidariedade, permitindo igualmente às famílias participar na concretização dos seus projetos familiares. 

Este serviço funciona de 24h por dia oferecendo aos utentes os cuidados básicos e apoio instrumental, tais como as refeições, a higiene diária, os cuidados de saúde com assistência médica e serviço de enfermagem, o cuidado da roupa, entre outros. Para além destes serviços ainda fornece apoio biopsicossocial através de diversas atividades com a finalidade de promover o desenvolvimento pessoal e social dos idosos, assim como a sua estimulação motora, cognitiva, social e afetiva.

O Estrutura residencial para pessoas idosas tem atualmente a capacidade máxima (lotada) de 84 idosos, num espaço que foi crescendo ao longo dos anos numa área renovada, modernizada e adaptada às exigências legais.

O “sonho e a necessidade” uniram-se e nos últimos anos vários projetos permitiram aumentar a capacidade da estrutura, ampliar o refeitório, salas, quartos, serviços técnicos, gabinetes médicos e criar um ginásio de reabilitação e fisioterapia, indo assim ao encontro das necessidades e carências da nossa vasta Região.

Esta resposta social, com capacidade de alojamento e apoio social para 84 idosos, tem acordo de cooperação para 63 utentes, 7 das quais em vagas cativas à segurança social, que podem ser ocupadas por utentes de todo o distrito de Leiria.

São objetivos gerais:

  • Atender e acolher pessoas idosas cuja situação social, familiar, económica e/ou de saúde, não permita resposta alternativa;
  • Proporcionar serviços adequados à satisfação das necessidades dos residentes;
  • Proporcionar alojamento temporário como forma de apoio à família (doença de um dos elementos, fins de semana, férias e outras);
  • Prestar os apoios necessários às famílias dos idosos, no sentido de preservar e fortalecer os laços familiares.
  • Contribuir para a estabilização ou retardamento do processo de envelhecimento, proporcionar o equilíbrio biopsicossocial do idoso, favorecendo os sentimentos de segurança e autoestima;
  • Promover a reinserção na comunidade e desempenhar um papel de vigilância e encaminhamento, em articulação com os Serviços de Saúde e outros.
  • Promover o auto cuidado e a independência, respeitando a individualidade e a privacidade do Cliente.
  • Proporcionar um espaço habitacional individualizado que cumpra com as condições de segurança, higiene e conforto condignas e adequadas.
  • Disponibilizar acompanhamento Médico e de Enfermagem aos seus Clientes de acordo com os normativos do Sistema Nacional de Saúde e a legislação aplicável.

Os Serviços Gerais prestados:

  • Alojamento permanente
  • Cuidados de higiene e conforto pessoal
  • Alimentação
  • Tratamento de roupas
  • Limpeza e arrumação do espaço habitacional e zonas comuns
  • Serviços Médicos e de enfermagem
  • Orientação e marcação de exames e consultas no exterior
  • Atividades de Animação Sócio Cultural
  • Aulas de Ginástica
  • Fisioterapia e reabilitação terapêutica
  • Acompanhamento psicossocial
  • Serviço de massagem

Horário de funcionamento: 7 dias por semana e 24 horas por dia.

Horário de visitas
De segunda a sexta feira, entre as 10h00 e as 17h00, mediante marcação prévia, em sala própria, com o limite máximo de 5 familiares por utente e com a duração de 45 minutos;
Está interdita a entrada e/ou circulação dos familiares/visitantes nos restantes espaços das instalações da Estrutura Residencial, além da sala de visita, e o contacto com outros utentes;
Mantém-se disponíveis outras formas de comunicação e contacto, nomeadamente as videochamadas e as chamadas telefónicas, de segunda a sexta-feira entre as 10h00 e as 17h00.

Ressalvamos que as visitas/saídas poderão voltar a ser suspensas por indicação da DGS ou outra entidade pública, caso a situação Pandémica se agrave, ou surja algum caso positivo na instituição e/ou nos familiares/visitantes.